Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A ALEGRIA DE SER NORDESTINO

Hoje comemoramos o dia do nordestino, dia desse povo que sempre foi tão discriminado pelo resto do país, e eu que sou filha de nordestinos quando era criança, adolescente tinha de alguma maneira vergonha de dizer que meus pais eram nordestinos, porque aqui só ouvia falar mal desse povo, como se todo nordestino fosse pobre, miserável, sem cultura, e quando se falava de baiano então era só falar que eram preguiçosos...
Ah graças a Deus que a vida me deu com o tempo a capacidade de desmistificar todos esses mitos preconceituosos e essa falta de respeito a outra cultura, com o tempo eu passei a ter cada vez mais orgulho de correr no meu sangue o traço de um povo que de fato saiu da sua
zona de conforto para buscar melhores oportunidades, um povo que andou vários quilômetros para dar qualidade de vida aos seus filhos, para sair da miséria, ou para ter oportunidades melhores de emprego.
E o que dirá dos baianos eles para mim diferentes do que muitos pensam são exemplo do que é amor ao próximo, respeito, alegria, e trabalham sim, só que eles sabem dividir o seu tempo entre trabalho, cultura, lazer, dificilmente você vai ver um filho de um baiano dizer que sentiu a ausência do pai, porque o pai só pensava em trabalho, ou só queria ganhar dinheiro.
Quando você está numa roda de amigos baianos você não vê eles contando as moedas para ver quanto vai dar a conta, muito pelo contrário onde bebe um bebe todos, sempre que fui a Bahia sempre vi muito carinho, na forma de tratar, seja você amigo de anos, ou apenas alguém entrando numa loja para comprar ou não comprar nada. Além de serem extremamente acolhedores, na casa de um nordestino você sempre tem a sensação de estar na sua própria casa.
Além de grandes cantores nordestinos levarem nosso nome para onde vão, Gil, Caetano, Daniela, Gonzaguinha, Ivete, Gal, e tantos outros cantores maravilhosos que dão mais vida através das músicas aos nossos dias.
O nordeste por questões históricas, demográficas sofreu um atraso em relação a desenvolvimento, que hoje eles estão acelerando muito nesse conceito, grandes empresas estão migrando para lá, que com certeza amenizará essas questões.
Mas ser nordestino para mim hoje é algo que se possa orgulhar, povo alegre, que valoriza o ser humano, que valoriza a sua cultura, a sua história, que tem orgulho de seus estados.
Parabéns a todos os nordestinos, e aqui dedico a dois nordestinos que sempre foram exemplo de vida para mim e que infelizmente não estão mais comigo, meus avós! A minha mãe e aos grandes amigos que fiz do Nordeste parabéns por esse dia, vocês merecem o respeito e o carinho de todos os outros estados.



2 comentários:

Se a vontade bater em sua porta comente!