Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A FALTA DE ADEQUAÇÃO DO ENSINO A REALIDADE MODERNA QUE VIVEMOS

Esse fracasso da redação no Enem mostra claramente o quanto o sistema educacional precisa ser atualizado. Hoje são raras as crianças que gostam de ler, aliás não só elas a população como um todo não tem o hábito da leitura, em 2013 uma pesquisa do IBGE já apontava que o tempo médio gasto com leitura por dia pelos brasileiros era de 6 minutos, de fato hoje o tempo livre na maior parte é gasto nas redes sociais ou em videogames, essa já é uma realidade praticamente sem volta, e aí as leituras são rápidas e superficiais, e o apego são mais as imagens.
Acredito que o MEC, e as instituições de ensino como um todo precisam encarar essa realidade e adequar o ensino para essa geração moderna. Aposto que se uma pessoa de 90 anos for numa escola pública hoje verá muitas coisas da sua época, a lousa, o giz, as carteiras, a maior diferença estará no comportamento, o desrespeito com os professores, e o desinteresse nítido.
Com todos problemas sociais existentes que refletem o comportamento dos alunos na sala de aula, mais o boom de informações e acesso fácil, imagina para os professores lidarem com essa avalanche através dos mesmos métodos aplicados há décadas? Missão quase impossível...
E imagina para uma criança, um adolescente com tantas facilidades ficar por horas sentado numa cadeira para ver coisas das quais em segundos ele pesquisaria no Google?
Já passou da hora de uma reforma e modernização da educação, se o mundo hoje está conectado o ensino também precisa estar conectado ao mundo, ensinar através de jogos, ensinar através de programação, usar as redes como fonte de aprendizado, trazer outras matérias para a grade, equipar as escolas com tecnologia, e ferramentas com as quais os professores consigam prender a atenção dos alunos é essencial.
Se hoje uma criança de 3 anos tem tablet e fica com o dedinho já apto a brincar com os joguinhos como é possível um professor ter que ainda lecionar usando giz? Enquanto houver o abismo entre gerações, o abismo entre as ciências como um todo, ficarão essas lacunas, esses gaps enormes, e uma produção de humanos robôs sem capacidade de reflexão, ligados no automático.
(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!