Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CONTROLE E DISCIPLINA: O CAMINHO PARA SAÚDE FINANCEIRA

Nessa semana li e assisti várias matérias que falavam dos problemas financeiros e das más notícias na economia como um todo. O índice de inadimplência subiu 6,3% em 2014, a taxa de juros de cartão de crédito é a mais alta desde 1999, entre tantas outras...
Com notícias assim não podemos nos apavorar e pensar pelo lado negativo e começar a ser o semeador de más notícias falar que tudo está ruim, por a culpa no governo, reclamar de tudo, o ideal é olhar para toda conjuntura, para sua vida e ver o que pode fazer para amenizar impactos, e evitar ser mais um que faz parte desses índices, queira entrar nas estatísticas prósperas. Vamos juntos diminuir esses índices e migrarmos para a estatística positiva?
Se tem uma coisa que eu acredito muito para melhorar as coisas seja na vida pessoal, no trabalho, em diversos campos, são CONTROLE e DISCIPLINA, e como são difíceis de por em prática, mas que se colocados quão resultados dão.
Se você não controla a quantas andam o que acontece na sua vida, você fica perdido, principalmente se tratando de finanças, todo mundo já teve uma fase na vida que perdeu o controle e geralmente isso está atrelado a uma fuga, uma válvula de escape, geralmente quando se está triste, depressivo, você compra mais, sai mais para espairecer, para dar aquela falsa sensação de prazer, e aí vira uma bola de neve, porque você se endivida mais, perde a noção, e gera mais problemas de saúde porque sem dinheiro você não consegue realizar suas vontades, seus sonhos, perde a vida social.
Pessoas que precisam se afirmar muitas vezes gastam para bancar um status, para cobrir vazios, roupas caras, bebidas caras, noitadas desenfreadas sem se quer ter dinheiro suficiente para isso. Poderia citar aqui diversos problemas que acontecem ou já aconteceram com a maioria de nós.
Então nada melhor que encarar e separar os problemas, minha dica: primeiro de tudo saiba quais são seus gastos, escreva, coloque-os numa planilha, num caderninho, o jeito que for mais fácil para você, geralmente não são as contas altas que nos levam ao buraco, são os gastos supérfluos que não visualizamos e perdemos o controle.
Seja franco com você mesmo, o que ganha e o que gasta, controle, anote seus gastos, seja semanalmente, quinzenalmente, ou mensalmente, mas crie uma rotina, tenha disciplina, que essa é a parte mais trabalhosa.
Cartão de crédito é um dos meios que mais facilitam o consumo e mais derrubam a saúde financeira de todo mundo, uma que você entra num circulo vicioso, você passa a contar com um dinheiro que não é seu, e faz tanto do cartão quanto dos limites e créditos especiais uma renda como se fosse parte do seu salário, e tudo fica muito tentador em ser comprado, então se você tem consciência que não está preparado para administrar suas finanças não tenha cartão de crédito, corte todos eles, até aprender a lidar, eu fiz isso há alguns anos e foi a melhor decisão que tive.
Uma coisa que nós brasileiros não estamos acostumados é falar sobre dinheiro de uma maneira próspera, encaramos ele como se fosse algo do mal, como se pessoas ricas fossem um pecado, mas feliz ou infelizmente dependemos e vivemos hoje em torno do mesmo, então nada melhor que tratar abertamente como falamos de relacionamento, educação, saúde, e tantos outros assuntos.
Então aqui vou abordar algumas vezes sobre o assunto, para auxiliar nessa questão usei como base algumas planilhas financeiras e simplifiquei para o que acho mais adequado e usual, quem quiser a mesma pode solicitar no e-mail do blog que enviarei com o maior prazer:
melhoresempre1@gmail.com


Que seu 2015 seja próspero e saudável em todos os sentidos!
Carina Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!