Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O QUE EU GOSTARIA DE DE SABER NOS MEUS 18 ANOS

Se você perguntar para a maioria dos jovens o que ele sonha e mais almeja aos 18 anos a maioria vai dizer: tirar carta e comprar um carro. Porque nessa idade ter um carro remete a ideia de liberdade de ir e vir, para as meninas pode ser não depender de carona de homens, para os rapazes remete a ideia de conseguir sair com mais meninas, e todos querem a sensação da independência, de não depender dos pais buscar nas festas, não depender de transporte público, entre outros.
E se perguntar para a maioria de nós qual foi o primeiro bem que teve na vida, de fato é o carro, só que nessa idade são poucos e raros os que estão preparados para administrar esse bem que só desvaloriza com o tempo.

Nessa idade você só enxerga a parcela do carro, esquece que tem IPVA, DPVAT, seguro, manutenção, gasolina, ahhh gasolina... nessa idade você sai leva os amigos e ninguém ajuda porque todo mundo ainda acha que com R$10,00 você atravessa a cidade, da mil voltas e ela ainda vai estar lá, e aí aquilo que era um sonho se torna na verdade um pesadelo.
Nessa idade também estamos condicionados a ideia dos financiamentos, comprar carro, casa, e ficamos presos por anos a dívidas que nos prendem mais ainda e limitam nossos sonhos. Dificilmente você vai ouvir ou falar sobre investimentos, ações, negócios, rentabilidade nessa fase, uma porque seus pais também não aprenderam sobre isso, na escola também não fala sobre isso, e só os tropeços e experiências vão dizer.
Bom o que hoje com a cabeça dos meus 27 e tudo que vi faria com 18 anos seria:
Não comprar um carro, estudaria sobre investimentos (hoje há muitos cursos e até mesmo gratuitos que ensinam como investir, em diversos meios);
Não ter cartão de crédito (nessa idade você também não é maduro suficiente para lidar e administrar ele);
Esses são os dois itens que afundam qualquer jovem nessa fase.... O que eu faria então:
Investiria em ações, cartas de crédito, imóveis como meio de aumento de renda, compraria e alugaria, faria o aluguel pagar o investimento, e venderia quando valorizasse, qualquer um desses investimentos que fizesse meu dinheiro valorizar e não ao contrário.
Ou até mesmo com o dinheiro de uma parcela do carro, pagaria no lugar um intercâmbio, hoje o que mais tem valor no mercado é você falar inglês fluente, você pode ter diversos atributos, se um candidato tiver nenhum deles mas falar inglês fluente, pode ter certeza que ele pegará sua vaga!
E trabalharia no que de fato fosse apaixonada, porque no mercado de trabalho você enfrenta de tudo, se você fizer o que ama você vai passar por tudo mas vai ter algo que fará você acordar todos os dias pelo menos com uma motivação, e geralmente todas as pessoas que se deram bem de verdade que conheço são as que fazem o que sempre gostaram, uma que você fazendo o que ama também se torna mais criativo, e acaba se destacando mais.
E com 18 anos não deixaria de ler Pai Rico e Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, livro excelente para qualquer idade, mas o quanto antes sairmos da "corrida dos ratos" como diz o autor, melhor, leiam e vocês entenderão, livro fácil, com uma visão bem desprendida dos velhos conceitos.
Se você investir logo terá dinheiro suficiente para prover seus sonhos, diversões, passeios com a família, amigos, reserve sempre uma parte da sua renda para isso, para ajudar as pessoas também, porque dinheiro sem propósito é simplesmente dinheiro, dinheiro com propósito é prosperidade!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!