Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quinta-feira, 5 de março de 2015

COMO VOCÊ TRATA OS IDOSOS?

Quanta sabedoria tem na mente e no coração de quem não só tem muitos anos, mas muitas experiências adquiridas, muitas imagens registradas, muitos obstáculos ultrapassados, os idosos de hoje já viram de um tudo e se adequam a toda essa velocidade de informação, tantas mudanças, tantas inovações, mas eles veem que por mais que tudo muda o comportamento de todos nós é tão parecido, só estudar um pouco da história para ver como a sociedade se comporta, como há um ciclo, e que você poderia ouvir pelo rádio ou pelo áudio do Whatsapp, seja pela carta ou pelo sms que as intenções e anseios humanos sempre foram e são os mesmos.

E ainda tem gente que olha para um idoso com ar de desprezo, ou pena, como se fosse imprestável, quanta ignorância e desrespeito. Queria você quando jovem ter a sabedoria de um idoso, queria você saber o verdadeiro significado da vida, e saber que de fato o tempo mostra e se encarrega de tantas coisas, queria você saber que há uma grande diferença entre ser idoso e ser velho, você pode ter 20, 30 e ser tão ou mais velho que um idoso, tão ou mais ultrapassado que ele. 
Queria você e eu colecionar rugas, suportar o peso das pernas, as ações da gravidade, a indiferença social e continuar vivo, queria você com toda sabedoria aprender a lidar com o prazo de validade que todos nós temos. Quando olhar para o seus avós, seus pais, jamais esqueça do como eles eram, e o que fizeram por você quando eles eram jovens, assim como você eles também já tiveram 5, 15, 20, 30 anos, eles sabem como é tudo isso, quando olhar para eles pense como você gostaria de ser tratado se chegasse tão longe, quando olhar para eles antes de achar que é drama as suas dores, imagine e faça uma projeção de como você estaria quando chegasse lá.
Tenha paciência, pois eles tiveram muita paciência em te ensinar a caminhar, a comer com garfo e faca, a amarrar o cadarço do tênis, tiveram paciência quando você não queria ir a escola, não queria comer, não queria estudar, não acordava no horário, nessa fase eles não te descartaram, não te mandaram para um lugar que pudessem se livrar de você, muito pelo contrário eles ficaram vendo todo seu desenvolvimento, e acredite se você hoje é capaz de ler esse texto é porque muito dos idosos que a sociedade descarta trabalharam e pensaram para você ter todo o conforto, acesso, e facilidades que hoje possui.
Quando sentar com um idoso ao invés de achar que ele virá com chatices, pergunte a ele o segredo de chegar tão longe em meio a esse mundo desenfreado? Não seja velho mude seus conceitos!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!