Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

domingo, 8 de março de 2015

VÍVIAN BATISTON CIDADE: UMA MULHER INSPIRADA PELO AMOR

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, entrevistei uma mulher que lida com o sonho da maioria das mulheres, o casamento, Vívian Batiston Cidade é uma cerimonialista que vem se destacando em Limeira, responsável por organizar com muito requinte em média 30 casamentos por ano sem nunca ter feito uma propaganda, façanha conquistada pela credibilidade do seu trabalho e reconhecimento de seus clientes.
Ela retrata e representa bem o perfil da maioria das mulheres, que tem vários papéis, não deixando sua feminilidade de lado, e que ainda se dedica a uma causa social.  Conheça um pouco da história dessa bela mulher que fala com paixão de tudo que faz e com muito brilho nos olhos.
  
Melhore Sempre!: Há quanto tempo é cerimonialista, como você chegou até onde está, no que já trabalhou?
Vívian: Eu era modelo, tinha prestado vestibular, só que não tinha dinheiro para pagar minha faculdade, aí tinha que trabalhar, estava fazendo técnico em Publicidade e Propaganda e uma amiga da minha amiga tinha acabado de montar a primeira empresa de cerimonial de Limeira e ela me conheceu trabalhando como recepcionista num evento e como modelo, me chamou para ser secretária, eu comecei a fazer os eventos com ela, me chamou para fazer um curso porque ela não tinha companhia, me pagou o primeiro curso, isso era em 2002. O irmão dela morreu, ela se afastou e eu fui tomando a frente disso, fui adorando e tudo mais, essa empresa foi comprada por pessoas que eram do ramo de decoração e eles não queriam tomar a frente foi aí que eles me chamaram para trabalhar com eles.
Só que eu era mal remunerada, e as noivas me queriam, aí eu saí para trabalhar com o pai da minha amiga, mas mesmo assim continuei fazendo casamentos como freelance, depois parei tudo e fui trabalhar na Touch, mas ainda fazia alguns eventos esporádicos, aniversários, coincidentemente com a venda da Touch, em 2010 uma noiva conhecida minha me chamou pra fazer o casamento dela, eu tinha parado, tinha me determinado a parar, mas fiz o casamento dela, e aí veio outro, outro e outro. Só que eu tinha medo, não tinha estrutura, e aí não parei mais e nunca fiz propaganda nenhuma, nenhum anúncio, nada, tudo boca a boca, eu estou fazendo uma média de 30 casamentos por ano.

Qual foi a maior dificuldade de ter um negócio sozinha?
Vívian: Eu tinha medo financeiramente, em 2010 quando teve a Touch e tudo mais, eu tinha o evento só que eu cobrava muito menos, e tinha medo de viver só daquilo, então eu tive outros trabalhos paralelos, por exemplo trabalhei na Ápice, na parte de eventos, mas eu tinha medo, então eu tinha um salário, depois das 18h eu atendia as noivas. Depois eu fui trabalhar na Núcleo Casa, e eu ainda tinha medo, até que teve uma hora que eu falei assim quando virou o ano para 2013, meu objetivo do meu ano vai ser viver só do cerimonial, vou segurar e assim foi, só que isso pelo contrário só aumentou, quando eu parei de trabalhar com o trabalho fixo aí que veio o negócio, de 2013 pra cá está dando a média de 30 eventos por ano.

MS!: O que mais te da orgulho como cerimonialista?
Vívian: A felicidade dos noivos, você lida com sonho, criar, realizar o casamento dentro das possibilidades financeiras do casal. Eu lembro de dias de estar muito cansada, de falar assim não estou aguentando mais e a hora de entrar no carro você não conseguir acelerar o carro, juro, de tanta dor no pé, eu não conseguir abrir o olho pra dirigir, mas aquele alívio da hora de você dar o abraço final a pessoa falar, chorando: você realizou o sonho da minha vida, é a motivação pra continuar mais.

MS!: Tem algum casamento que te marcou, que foi diferente?
Vívian: Olha cada um, cada noiva tem uma história, eu criei vínculos com a maioria delas, tem histórias inexplicáveis de cada uma, teve um casamento recentemente da Nayara Pizani que é amiga da minha irmã e que no meio do casamento ela fez uma homenagem pra mãe, para os padrinhos e ela fez uma homenagem pra mim lá na frente, e isso foi emocionante, inexplicável. 
Teve outras histórias que aconteceram dentro de casamento, mas assim tem olhares que eu vejo dos noivos que eu nunca mais vou esquecer, do olhar dos dois no altar, por exemplo, de dedicação, cada um tem sua particularidade, e a noiva comigo, mas tem noivas que se tornaram muito amigas minhas, teve outra noiva Carol Aleixo que a família dela e ela me deram muito apoio. É um vínculo muito forte, as noivas que estão comigo, que apoiam, que se preocupam. Cada um tem sua particularidade. Teve também o do Yuri Rossi da mãe dele que me procurou nas vésperas do casamento pediu segredo, me pediu para dar uma carta para o padre ler na hora que só eu sabia, e aquela responsabilidade de levar tudo aquilo para ser lido na hora, são coisas tão marcantes, se eu contar da um livro.

MS!: Tem um mercado bastante concorrido, e muita gente se aventurando nesse meio, o que você acredita que diferencia seu trabalho, porque as pessoas te procuram ao invés da concorrência?
Vívian: Como eu te falei eu nunca fiz propaganda nenhuma, eu me consolidei no mercado por indicação de profissionais que confiam no meu trabalho e de noivas satisfeitas com o meu trabalho, eu acho que essa credibilidade que me faz e me fortalece no mercado.

MS!: O que é casamento e amor para você?
Vívian: Casamento é dificuldade, barreiras, casamento é desafio, casamento é paciência, e criar, passar por aquele momento de sonho, do dia do casamento, é um sonho que toda pessoa romântica deve viver aquele momento, eu não sonhava em casar, mas quando eu casei eu tenho vontade de viver esse momento todos os meses da minha vida, porque é maravilhoso. O amor é difícil você amar uma pessoa mesmo pai, mãe, qualquer relacionamento é difícil, mas é muito gratificante e o casamento a união de duas pessoas é complicado, mas quando é recíproco, diante de todas as dificuldades, é gratificante e não tem preço.

MS!: Você é esposa de um homem (Roberlei Cidade) também bastante conhecido e respeitado como profissional, como foi conseguir o seu espaço e reconhecimento sem estar vinculado ao nome dele?
Vívian: Que eu morro de orgulho. Será que eu consegui me desvincular? Eu acho que no começo as pessoas olhavam e viam a Vívian como a namorada do Roberlei, Vívian noiva do Roberlei, e depois Vívian mulher do Roberlei, e hoje eu tenho minha carreira sem ele, que não é a Vívian do Roberlei, é a Vívian Batiston. E pela credibilidade que eu passo do meu trabalho que as pessoas sabem que não tem nada a ver com o trabalho dele, é na mesma área sim, eventos, mas totalmente diferente, o dele é evento corporativo e balada, o meu é social casamento, aniversários.

MS!: Se pudesse dar um conselho para as mulheres que querem ter seu próprio negócio assim como você qual seria?
Vívian: Acreditar, ter foco, acreditar e ter o pé no chão. Sonho é bonito, mas tem gente que é muito sonhadora, ter foco primeiro de tudo, estudar, estar sempre se atualizando, e não desistir, e pular e enfrentar os desafios, porque é desafiador, a concorrência, tem que estar se atualizando o tempo todo. 

MS!: Você também está ligada a uma causa social, é voluntária da ALPA (Associação Limeirense de Proteção aos Animais), como essa atividade impacta na sua vida, e quais lições te trouxeram?
Vívian: É muito mais gratificante pra mim do que para os animais, eu sempre amei os animais, eu sempre quis de alguma forma ajudar, eu ajudava, mas eu era independente, então os gastos eram meus, e eu tenho as minhas amigas que já eram da diretoria e tudo mais e eu fui entrando aos poucos, e elas foram precisando da minha ajuda, eu me afastei um pouco no último ano devido aos acontecimentos e agenda, mas sempre que eu posso eu estou junto, faço parte da diretoria. É uma das coisas mais gratificantes da minha vida, poder ver a evolução, é estressante você retirar um animal, você ver o estado dele, você sofre junto, você tenta separar, hoje eu tenho mais sangue frio, consigo ser mais racional, mas é tão gratificante depois você ver ele conseguir uma família e ele feliz é tão gratificante, eu acho que é a junção de tudo isso, do que eu sou na minha vida pessoal, e na minha vida voluntária que isso faz parte da minha vida pessoal, me fazem ser o que eu sou, inclusive como profissional.

MS!: É difícil as mulheres conseguirem serem profissional, fazer um trabalho voluntário, e ainda conseguir ficar bonita, manter a vaidade. Me conta três coisas que não faltam na bolsa da Vívian?
Vívian: Tirando o celular, minha frasqueira está sempre na bolsa pesada, pó, blush e óculos escuros.


MS!: Nós mulheres temos períodos como a TPM que nos dão oscilações de humor, sentimentos, o que você faz nesse período para não atrapalhar seu trabalho, como lida?
Vívian: Eu não tenho, o Roberlei fala que eu tenho, mas tem momentos de estresse, de sobrecarga de trabalho, que a gente pode vai considerar como TPM. Quando eu vou atender eu respiro fundo, conto até 10, esqueço, e encarno o profissional, o Roberlei fala que eu uso o chapéu, chapéu Vívian trabalho, chapéu Vívian mulher, chapéu de esposa, o chapéu de trabalho. Quando eu não estou bem eu fico calada, fico quieta e falo hoje eu não estou boa e aviso a todos que estão perto de mim para não tomar patada de graça. Como chocolate, antigamente tinha uma compulsão por compra, mas hoje não tenho mais, eu tinha principalmente na TPM, que depois de um tempo eu descobri que minha TPM não era estresse, eu tinha uma ansiedade muito grande de comprar.

MS!: Tem coisas que você fazia antigamente que hoje não faz o menor sentido pra você?
Vívian: Comprar, depois que eu casei parei e também pela falta de tempo. E também eu era como o Roberlei me disse uma pessoa que colocava os pingos nos is, tudo eu queria esclarecer, mas como não? Por que não? E hoje eu sou mais prática, a Vívian hoje é prática, se eu tenho um problema, se existe um problema ele tem uma solução, então eu não fico mais olhando para o problema, eu quero já achar a solução, como no meu trabalho eu sou a solução.

MS!: Você acha que isso é maturidade?
Vívian: Eu acho que é maturidade, a morte da minha avó me fez crescer muito, e é engraçado como eu era a questão de por pingos nos is, eu sou prática principalmente no meu trabalho, meu trabalho cobra praticidade, eu tenho que levar praticidade pras pessoas, muitas vezes elas me procuram com um problema eu tenho que dar solução. Hoje eu sou uma pessoa muito mais prática, todo problema tem solução se esse problema não tem solução ta, toca a bola pra frente e acabou.

MS!: Quem é a Vívian, como você se definiria?
Vívian: Otimista, muito otimista, apaixonada pela vida, que da muito valor pras pessoas que tem valores, sentimentos, que ama incondicionalmente minha família, que ama o meu trabalho, que ama os animais, mas acima de tudo otimista e não sonhadora, mas que é apaixonada por histórias de amor, talvez por isso eu escolhi esse trabalho, mas assim apaixonada mas realista, sou muito realista, eu vejo minhas amigas com problema, eu falo vamos ser racional, e acho tão importante o casamento em si, a união.

MS!: Onde a Vívian quer chegar ou se imagina daqui há 10 anos?
Vívian: Eu não penso muito longe não, eu quero trabalhar com certeza, se eu não precisar vou fazer trabalho voluntário com certeza, se eu ganhar na Mega Sena ou se eu ficar muito rica eu não vou parar de fazer trabalho voluntário. Eu não sei se quero ter filhos, ainda é uma coisa que eu não resolvi, que eu estava resolvendo, mas ela ainda está em stand by na minha cabeça.
Ao lado do Roberlei, viajando, eu não quero nada muito diferente disso, do que tenho hoje, meu apartamento eu já tenho, terminar de mobiliar, continuar nele, quero ter mais tempo pra mim, mas não quero deixar de trabalhar, vamos supor que eu continue trabalhando com os casamentos que eu amo de paixão, mas vou trabalhar mais por hobby, mas com certeza trabalhar pelos animais, sem dúvida.  E eu gostaria muito de trabalhar pelos idosos, muito, mas eu não teria estrutura.

MS!: Isso é por conta da morte da sua avó, essa seria sua maior saudade, o que você aprendeu com ela como mulher? 
Vívian: (Emocionada ela responde) Sim, eu não consigo ver uma velhinha que me lembra muito ela, eu tenho muita saudade, é minha maior saudade sim, meu maior amor... Aprendi a ser quem eu sou hoje, se eu sou uma pessoa que tenho qualidades eu devo todas a ela, minha mãe é uma pessoa maravilhosa, meu avô, eu devo a minha formação ao meu avô, minha mãe, as minhas tias, e a minha vó, mas a minha vó é acho que a melhor pessoa que eu conheci em toda minha vida. E todas as pessoas que a conheceram dizem isso, que não existiu pessoa tão boa quanto Maria Benedete Giacomini e essa mulher se eu pudesse ser um décimo do que essa mulher foi, eu ia ser a pessoa mais feliz da face da terra. É sem dúvida meu grande exemplo de mulher.  

 MS!: O que mais te motiva e qual seu lema ou inspiração de vida?
Vívian: Ser feliz, paz. Paz e felicidade, só isso mais nada, não é dinheiro, não é nada, é paz, acordar, hoje eu quero paz e ser feliz, e assim meu trabalho me traz felicidade, um excesso de trabalho é claro me tira a paz, lógico, mas eu acho que a felicidade é fazer o meu trabalho e chegar a noite e ter paz, é isso.

MS!: Hoje você se considera uma pessoa feliz?
Vívian: Muito, eu aprendi que a vida é feita de momentos felizes, que ninguém é feliz como a gente vê nos contos de fadas, a gente vive momentos felizes, eu tenho amigas maravilhosas, eu tenho clientes que se tornam amigas, sou reconhecida pelo meu trabalho, tenho uma família excepcional, fui agraciada por ter duas mães, tenho cachorros meus filhos de quatro patas, amo o que eu faço, o que mais que eu vou querer na vida, ser rica? Isso é consequência, talvez se eu tivesse tanto dinheiro eu não fosse feliz.

MS!: Seu lema, missão ou por que você existe?
Vívian: Por que eu existo já me perguntei tantas vezes, eu acho que eu vim pra passar uma lição de vida pras pessoas, que eu ainda não descobri qual é, não sei responder, mas eu tenho uma lição ligada ao amor, eu não sei se é com o meu trabalho, mas eu sinto desde pequena que eu tenho uma lição na minha vida que é o amor, eu tenho certeza.

MS!: Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, hoje por tudo que você vê das mulheres, as que te inspiraram, se você pudesse falar  de amor para as mulheres o que você diria?
Vívian: Primeiro de tudo ter amor próprio, uma pessoa que tem amor próprio é capaz de amar alguém de verdade, a pessoa que não ama, que não se ama, não é capaz de amar, ela acha que ela ama, mas ela não é capaz de amar, quando ela amar a si própria aí sim ela vai ser feliz de verdade e aí sim ela vai poder amar alguém.

*Créditos das imagens arquivo pessoal da entrevistada.

Para saber mais sobre o trabalho da Vívian:
Telefone: (19) 3038-8873

E-mail: vivian@vivianbatiston.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!