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quarta-feira, 22 de julho de 2015

PORQUE ATENDIMENTO É FUNDAMENTAL

Não da para acreditar que em pleno século 21 e em tempos de crise ainda existam lojistas, vendedores, e afins que se baseiam na aparência ou no que se passa em suas cabeças para determinar o nível de atendimento a um cliente. A clássica cena do filme uma linda mulher insiste em ocorrer diariamente, e ela acontece com mulheres, homens, pessoas que estão a procura de um produto ou serviço que são menosprezadas por um pré julgamento de quem os atende.
Nem acreditei quando minha amiga me contou que foi comprar um carro e passou em vários estabelecimentos pedindo um carro novo, completo, e os vendedores lhe mostravam carros mais baratos, com requisitos inferiores ao que ela pedia, e ela dizendo que queria um melhor, e o vendedor julgando que ela não fosse ter o dinheiro mostrava carros mais baratos do que o valor que ela estava disposta a pagar, pode uma coisa dessas? Eis que ela foi em uma concessionária na qual a tratou com o devido respeito, educação, com um bom atendimento, mostrando realmente o que ela havia solicitado, e ela comprou o carro como queria: à vista, 0km e completo.
Parece absurdo e até mentira quando escutamos uma história dessas né afinal como pode um vendedor perder uma venda assim por puro preconceito? Pois é isso acontece todos os dias, pessoas que ainda julgam o poder aquisitivo de alguém pela aparência, e tantos outros fatores, quando a única coisa que deveriam fazer era se preocuparem em entender as necessidades do cliente, e lhe fazer um excelente atendimento e quando possível superar as expectativas dele.
Você empresário, vendedor, gestor, observe como você, seus funcionários estão tratando, atendendo sua clientela, tanto pessoalmente, como por telefone, por e-mail, quem já não fez uma cotação por e-mail ou direto por um site que até hoje não obteve resposta? Esses dias mesmo aconteceu comigo algo inacreditável, ano passado minha prima queria alugar uma chácara para o seu aniversário e contatamos algumas pessoas que fizeram anúncios, uma delas via Facebook isso foi em setembro de 2014, sabe quando a pessoa se deu o trabalho de responder? Um ano depois, semana passada, veio me avisar que a chácara não estava disponível para aquele final de semana, olha se não fosse trágico seria cômico, eu falei "então se você prestar atenção eu te contatei um ano atrás"...
Gente olha os absurdos, eu poderia citar diversos aqui, erros grotescos de atendimento, pessoas perdendo dinheiro, a oportunidade de fecharem boas vendas por essas banalidades. No universo que estamos de concorrência acirrada, redução de custo, diversas normas e exigências de qualidade, não da mais para cometer erros tão arcaicos assim, atender bem é crucial para a prosperidade do negócio, você pode reduzir todos os seus custos, implantar mil processos otimizados, máquinas modernas, fazer diversos gráficos e relatórios, que se ao chegar na hora de quem efetua a venda e também o pós venda não dar o devido bom atendimento todos esses esforços foram pelo ralo.
Se a propaganda é a alma do negócio e atendimento é a respiração dele, se ele não existir seu negócio está morto!

(Carina Silva)


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