Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

"SEM IDADE PARA TER ESTILO"

Constantemente vemos reportagens falando sobre os jovens mais influentes, os jovens mais ricos, os jovens empreendedores, geralmente criaturas fantásticas em suas histórias, mas como nos esquecemos dos idosos, como nos esquecemos de que é tão brilhante um jovem conquistar algo quanto um idoso se manter saudável, ativo, superando a si mesmo, superando o tempo, superando o esquecimento da sociedade, que só lembra deles para falar que agora são um potencial de consumo e por isso precisam ser notados...
Me lembrei que há algum tempo assisti um documentário Fabulous Fashionistas  que passou no GNT sobre 6 mulheres com mais de 70 anos e seus estilos, uma das seis por exemplo Gillian Lynne tem 89 anos é coreógrafa, dançarina, e diretora de teatro, atuante, Jean Woods com mais de 70 procurou emprego numa renomada marca de roupas e se tornou vendedora da loja, Daphne Selfe é a modelo mais velha da Inglaterra descoberta por uma agências aos 70 anos, uma de suas falas: "O momento em que desistimos de nós é o momento em que ficamos mais velhas",  fiquei maravilhada com as história delas, o jeito de viver, a espontaneidade, a vivacidade que elas possuem, e achei brilhante o quão envelheceram com sabedoria, o quanto elas possuem consciência dos seus anos de vida, mas principalmente de que estão vivas.
 Infelizmente muitos idosos se esquecem de si mesmos, esquecem do quão cheios de bagagem são, muitos passam seu tempo esperando a morte chegar, se entregam ao peso da idade, e se esquecem que enquanto respirarem estão vivendo, e enquanto possuírem vida podem torná-la o que eles quiserem. 
Felizmente estamos cada vez mais aumentando nossa população de idosos isso é uma grande benção, é um sinal de que a expectativa de vida aumentou, logo melhoraram as condições sociais, saúde, saneamento básico, o alcance das diversas atividades que hoje podem ser realizadas, o que hoje chamamos de os novos 40, os novos, 50, os novos 60, espero que continuem a contar e a chamar os novos 70, 80, 90, 100 e quantos anos pudermos ter de longevidade. Lembram de antes quando víamos uma pessoa de quarenta e ela parecia "velha" hoje aos 30 muitos ainda estão vivendo com seus pais, pensando em ter seus filhos, com quarenta estão curtindo a adolescência deles, estão começando a ter frutos de seus negócios, e aos 60 parecia que víamos aquela senhorinha ou senhor frágil, hoje eles estão aí se reinventado, estão na internet também, estão na hidroginástica, estão na academia, estão trabalhando...
Se você que tem a dádiva de poder ser chamado de idoso, não deixe de celebrá-la, viva, sem dúvida você terá dificuldades das quais não tinha aos 20 ou 30 anos, não somos super-heróis, mas não se permita ser arrastado pelo tempo, continue sendo senhor do seu tempo, continue realizando, continue saboreando, experimentando, faça coisas das quais sempre teve vontade e nunca teve coragem, faça pequenas coisas que quando você vivia ocupado, na correria sonhava tanto mas não podia. Será que você não tem um dom aí guardado que nunca se permitiu, porque não colocá-lo a tona? Que tal fazer um curso de dança, de artes? Que tal ir a um orfanato dedicar sua sabedoria e precioso tempo a quem tanto quer atenção?
Não são só os jovens que podem: realizar, sonhar, agir, acreditar, esses verbos não precisam de idade para serem conjugados, eles só precisam de vontade, então o que você está esperando?

(Carina Silva)

Esse é um resumo do documentário ele está em inglês vale a pena praticar e ver o que elas tem a dizer! Obs.: GNT por favor, reprise ele ou disponibilize no You Tube! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!