Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

QUAL É SEU RÓTULO?

As pessoas constantemente tem a necessidade de colocar rótulos, as perguntas são feitas baseadas em rótulos: para que time você torce? Que tipo de música você gosta? Você é de esquerda ou de direita? Qual é a sua religião? Qual é o seu partido? Qual é sua profissão? Que empresa trabalha? Quando as perguntas são feitas no interesse genuíno de te conhecer, de saber sua história ok, mas a grande maioria busca os rótulos para segregar, para falar: isso é bom e isso não é, isso está certo ou errado...
Eu tenho uma filosofia de vida não gosto de rótulos, porque hoje posso ser isso e amanhã posso ser aquilo, não quero estar presa ao que me entitularam, quero ter a liberdade de ser quem eu quiser ser, a hora que quiser, gostar do que quiser gostar, quero ter a liberdade de hoje ouvir um bom rock e amanhã dançar funk numa festa, quero ter a liberdade de hoje ser administradora e amanhã fazer jornalismo se for de minha vontade, quero ter a liberdade de hoje frequentar uma igreja católica, mas poder ir à um culto evangélico, quero ter a liberdade de gostar da filosofia de um partido, mas respeitar os pontos positivos do outro, quero ter a liberdade de escrever como uma mulher mas nem por isso ser tachada de feminista, porque todos merecem respeito sejam homens ou mulheres, quero ter a liberdade de me sentar e conversar e conhecer a história de vida das pessoas sejam elas atéias, religiosas, sejam elas brancas, negras, amarelas, sejam japoneses, sejam americanos, sejam homo, hétero ou qualquer nominação nova que surja, seja homem ou seja mulher, seja de que partido for, de que música gostar, seja médico, ou professor, ou faxineiro, ou cozinheiro, ou redator, seja para que empresa trabalhe.
Não me preocupo com o status das pessoas, me preocupo com a sua felicidade, me preocupo se ela está feliz com seus gostos, opções, porque o melhor rótulo é a plenitude, seja ela encontrada aonde for, mas que seja encotrada onde palpita o coração, onde os olhos brilhem. Para quem ama a vida, para quem está preocupado em fazer esse mundo um lugar melhor para se viver, não há espaço para segregações, para rotulagens.
Quem foi que disse que devemos nascer uma coisa e morrer sendo aquilo? As experiências da vida, os encontros, as trocas, o convívio nos moldam, nos lapidam, nos reiventam, os rótulos apenas nos aprisionam, nos limitam, permita-se ser o que quiser e a hora que quiser, o livro da sua vida pode ter uma cor, mas pode ter todo um arco-íris, pode ter um som como pode ter uma orquestra.
Preocupe-se em ser feliz, em amar, em viver, em fazer acontecer, e se for pra ter um rótulo que seja viver!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!