Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA: MARIA DOLLO

Sexta tive o prazer de conhecer uma pessoa que me encantou muito... Chego na academia vou pra esteira e poucos minutos depois chega uma mulher e diz: "Nossa como é difícil perder barriga não, perdi 50kg mas não perco a barriga" Aí foi pouco para começarmos a conversar, e eu impressionada perguntei: Nossa você perdeu 50kg? E aí ela começou a me contar sua história, aos 27 anos ela trabalhava em dois empregos num salão de beleza e tinha um carrinho de lanche além de estudar, quase não tinha tempo para dormir, por conta do excesso de trabalho, ela teve alguns problemas de saúde como anemia, uma quase leucemia, embolia pulmonar, passou por quimioterapia, mesmo um mês internada doente continuava estudando e depois dessa doença e do tratamento o que resultou em sobrepeso e ela teve que fazer cirurgia de redução de estômago...
Pensa que depois de tudo isso ela reclamou da vida se entregou? Não, muito pelo contrário, diz ela "Eu adoro viver, eu nunca desisti de viver, viver pra mim é primordial",  e que hoje mais ainda ela ama viver e disse que se antes era elétrica depois de tudo que ocorreu é mais ainda, fez três faculdades: Enfermagem, Podologia, Massoterapia, e agora aos 50 anos de idade em agosto ela começa a sua quarta faculdade: Psicologia, e está ansiosa para começá-la, disse que ama gente, ama estudar, já até começou a ler alguns dos livros que vai usar no próximo curso, e ainda me disse que se tivesse mais uma vida gostaria de fazer mais duas faculdades. E por falar em estudar ela é uma apaixonada por leitura, gosta tanto de ler que seu marido já disse que quando ela morrer vai colocar livros no caixão dela, e ela rindo concorda com ele, me disse que gosta tanto de ler que quando era mais nova e não tinha dinheiro e já tinha lido todas as bulas de remédio, se pegou lendo embalagem de Bombril, e já chegou até a tirar livro de fogo, que uma vez viu uma mulher colocando fogo nuns livros, ela foi apagou e levou os livros para casa..."As pessoas não tem noção do que é um livro, aprendo muito, amo ler é o que me distrai, que me descontrai".
Essa mulher cheia de vida que logo cedo estava correndo na esteira cheia de energia, e ainda me disse: "podia ter aula de dança aqui também né", hoje ela montou um consultório em sua casa, trabalha até tarde, ainda desempenha o papel de mãe/avó da netinha de 4 anos que ela cuida desde que nasceu, achou muito? Não Maria Dollo não para por aí, ainda encontrou um tempo para se dedicar a mais uma das coisas que ela adora fazer: artesanato, e arrumou um tempo para participar da feira hippie, faz chinelos, toalhas, tiaras... 
Fiquei impressionada com o brilho no olhar dela, com sua motivação, com sua sabedoria, ela me disse que o ser humano é tão complexo mas ao mesmo tempo simples, basta aceitarmos as pessoas como elas são. Que o ser humano a fascina, que ela olha para a pessoa e se pergunta como será sua história, como ela pensa, que conhecer as pessoas a deixa muito feliz, que não tem nada mais interessante que o ser humano, cada um é de um jeito, tem uma particularidade.  
Essa mulher de uma vontade de viver incansável conseguiu me fazer ter ainda mais vontade de realizar, de encontrar pessoas como ela, espero que assim como a Maria fez diferença no meu dia, e faz diferença por onde passa, você também a veja como um exemplo de vida, e assim como ela também nunca desista de viver!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!