Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

UM CONVITE AOS PROFESSORES

Eu sou formada em curso técnico, bacharelado e MBA, aprendi muito com os professores, e a teoria me deu uma boa bagagem, mas sempre fui meio contra, nem sei se essa é a palavra mas me sentia desconfortável com a maioria dos modelos de avaliação utilizados como as provas, os trabalhos acadêmicos que não aliavam a prática, e os TCC´s da vida. Sempre achei que faltava uma aplicação de todo esse conhecimento a vida real, e também de aliar tudo isso a uma causa maior.
Então queria sugerir a vocês professores que tal num curso de Administração por exemplo vocês sugerirem como conseguir alavancar recursos para um lar de idosos, orfanatos, por exemplo, proporcionar a experiência de administrar um lugar com escassez de recurso, imagina um aluno que consegue pensar e desenvolver meios para alavancar instituições como essas o que não conseguiria fazer depois num onde há circulação de dinheiro? E ainda despertar nele o sentimento de um empreendedorismo social imagina o impacto na sociedade que esses jovens teriam futuramente, e em contrapartida ajudar essas instituições?

Num curso de Publicidade e Propaganda por exemplo, desenvolver uma campanha para uma ONG protetora de animais, ou uma campanha para auxiliar nos casos de pessoas desaparecidas, nos problemas ambientais, um curso de Nutrição ou Gastronomia fazer parceria com as Pastorais da Criança por exemplo, além da conscientização de diversos outros problemas sociais que temos, nos da sua cidade, do seu bairro. Trabalhos de conclusão de curso que saiam da teoria, e sejam de fato vivenciados, que saia do control C control V que a maioria faz e passem a ser sentidos no dia-a-dia, parcerias com micro-empresas ou incubadoras com aplicação na prática do conhecimento, parcerias com hospitais, nos cursos de arte parceria com os teatros desenvolver peças acessíveis, ir as ruas e promover eventos levando a arte a lugares que não tem acesso a mesma.
Acho que falta muito aliarmos a teoria a prática, e despertar nas pessoas o sentimento de coletividade, de mudança de mundo, de propósito, há milhares de pessoas se formando para ganhar um diploma mas que não veem sentido em suas profissões, ou não foi despertado algo que as brilhasse os olhos, formamos diariamente robôs que são doutrinados a repetir teorias, mas poucos que inovem seus métodos, que saiam fora da caixa, ficamos 4 ou 5 anos na teoria e não aplicamos, por que não colocar o conhecimento em prática nos 4 e 5 anos concomitantemente mas aliando isso a um bem social? Avaliar se o que foi ensinado irá refletir mas não avaliar isso numa questão múltipla escolha que depois de um mês ele nem vai lembrar do que se tratava aquilo, fazer com que ele vivencie o que lhe foi ensinado.
Há muitas maneiras de melhorarmos nosso meio, e formarmos pessoas que além de pensar façam por ele pode ser extremamente enriquecedor, pensem nisso!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!