Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

QUANDO HÁ RESPEITO NÃO HÁ ESPAÇO PARA JULGAMENTOS

Muitas vezes criticamos as pessoas, ou suas atitudes sem nem se quer sabermos sua história, é muito cômodo para nós julgarmos, criticarmos sem muitas vezes nem saber a procedência, a origem dos fatos, os mil lados da moeda, sem entendermos a trajetória, os caminhos que levaram as pessoas a agirem como agem. E acredito que mesmo se soubéssemos tudo isso ainda assim não teríamos o direito do julgamento...

Saímos por aí como juízes pela vida, doidos para achar um errinho de alguém para começar o levantamento das pedras, mal podemos ouvir uma história que a língua coça para darmos opinião sem se quer alguém ter pedido... Quanta força de vontade para o apontar, quanta energia gastamos em cuidar da vida dos outros, e quando somos nós que estamos em conflito com a nossa consciência queremos a compaixão das pessoas, curioso não é? Agir como lobos famintos atrás de situações indesejáveis para parecermos melhores, mais santos, ou mais dignos, e querermos que as pessoas nos tratem como ovelhinhas, quanta incoerência...
Já parou para pensar que ao invés de julgar podemos exercitar o respeito, respeito por um passado, respeito por uma história, respeito por uma dor, respeito por uma pessoa, respeito por uma vida. Já parou pra pensar que os erros que você aponta só são diferentes do seu, que muitas vezes não erra publicamente, mas está com a mente cheia de minhocas e pensamentos ruins sobre os outros, errando em silêncio?
Quando o respeito entra o julgamento deixa de existir, respeito é praticar empatia, se colocar no lugar do outro e não bancar o padre na intensão de perdoar os pecados de ninguém, mas é um respeito por você mesmo, em antes de se incomodar, se enraivecer, se entristecer ou se estressar por alguma atitude que tenha presenciado, você sai da história e olha de longe, de fora, de vários lados pra entender que uma história por exemplo pode ser contada de mil maneiras, algumas pessoas te contarão sem uma parte, outra contará dramaticamente, pra outra a mesma história será hilaria, enfim, há o que julgar sendo que há mil faces para cada ato?
Invista seu tempo em respeito, respeite os outros e a si mesmo, não perdendo seu tempo sendo juiz da vida de ninguém, use esse tempo para aproveitar a vida, ajudar quem precisa, fazer as diversas coisas que faltam acontecer na sua vida. O prêmio para essa sentença: uma vida cheia de boas histórias pra contar, não a dos outros, mas a que você mesmo escreveu, com erros, com acertos, com tudo, menos julgamentos!

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!