Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

EDUCAÇÃO E CULTURA: A FORMA MAIS PODEROSA DE CONHECER O MUNDO

Minha mãe sempre disse e insistiu que os seus filhos iriam ter duas coisas: Educação e Cultura, ela sempre exigiu e primou pra que fossemos pessoas educadas, no sentido de polidos, e principalmente em sermos educados em conhecimento, e sempre mesmo quando estava cansada desde que éramos pequenininhos ela fazia questão de levar eu e meu irmão para passear, fez questão que desde pequenos nós expadissemos nossos horizontes, e isso fez e continua fazendo uma enorme diferença na minha vida. Tomei gosto por Educação, por ler, por estudar, por saber, e tomei gosto por conhecer a diversidade cultural, seja através da música, leitura, das viagens, e de conhecer a história de vida das pessoas que passavam pelo meu caminho. Tudo isso abriu e abre inúmeras portas, e cada vez mais o tempo me mostra o quanto é fascinante o impacto do conhecimento, realmente ele quebra fronteiras, por me interessar pela cultura alheia fiz grandes amizades em diversos lugares, em mil situações inusitadas, e ter uma bagagem disso me fez fazer mais amizades ainda, poder falar sobre diversas coisas, poder entrar e sair de lugares distintos, dos mais simples, aos mais refinados, pois há uma grande diferença cultura não é sinônimo de dinheiro, cultura é sinônimo de riqueza, mas uma riqueza de vida, de experiências que faz você entender que há brilho tanto na favela quanto em um castelo.
Essa semana que passou me dei o direito de curtir o Carnaval, os bloquinhos de rua do Rio, e quanta diferença essas duas palavras fizeram no meio da folia, novas amizades, conheci desde pessoas que moram num bairro vizinho, em outros estados, quanto fiz amigos do outro lado do mundo: França, Londres, e logo ali na Argentina, a propósito essa foto é a camisa de um time que um grupo de argentinos fizeram questão que eu vestisse, e eu com certeza vesti, porque minha alma é isenta de preconceitos e xenofobia.
Por causa do inglês, que confesso estar bem enferrujado e lá não ser essas coisas consegui conhecer pessoas, agradeço a minha amiga e professora Thais que me encorajou a meter a cara, e o quanto eu queria ser poliglota fluente, aí meu mundo expandiria ainda mais, mas isso já é uma dívida que tenho comigo mesma ahaha. Graças há mais de 10 anos eu carinhosamente aprendi francês com a Iara que também virou uma amiga, e mesmo sabendo muito pouco hoje em dia pela falta de pratica, graças a esse conhecimento consegui mostrar aos franceses a gentileza e um carinho ao falar um pouco de francês com eles, e isso fez toda diferença.
Por que eu estou falando de tudo isso? Não é pra impressionar ou pra me gabar, mesmo porque ainda me sinto muito envergonhada pois, eu já queria estar falando espanhol, francês e inglês fluentemente, e estar agora aprendendo grego ahahhah, mas é para incentivar você e dizer o quanto a educação é importante, o quanto portas são abertas, de emprego, de amizades, de relacionamentos quando se investe em cultura e educação. Minha professora Eliane de Geografia já dizia há muitos anos: conhecimento ninguém tira de você.... Rodei um pouquinho do Brasil, já levei muitas rasteiras na vida, já caí, levantei, mas nunca conseguiram tirar o que minha mãe batalhou lá atrás e que meus professores, mestres a quem eu tenho o maior respeito: o conhecimento.
Ainda vou pintar o mapa do Brasil, e o mapa Mundi, porque sou cidadã do mundo, e há muita história nessa vida para conhecer e viver. E que eu nunca perca a mania de aprender, de conhecer, e principalmente ter a humildade de descobrir o mundo dos outros, sejam mineiros, baianos, gaúchos, londrinos, franceses, afinal, a vida é sempre um universo sem fronteiras.

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!