Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

QUE COMO PROFISSIONAIS A GENTE NUNCA SE ESQUEÇA DE SER HUMANO

O quanto é importante ter empatia e amor no que fazemos, ter o cuidado de não perdermos a humanidade enquanto profissionais, de não nos esquecermos que ás vezes podemos impactar positivamente ou negativamente a vida de um cliente, de um paciente, um aluno, com o que dissemos. Que você por mais anos de profissão que exerça não se esqueça que pessoas novas estão passando e saboreando pela primeira vez algo que você já vil milhares de vezes. Que você como professor (a) nunca se esqueça que por mais que passaram centenas de alunos, e ás vezes pra você é só mais uma criança, um adolescente, para aquela vida é o início do aprendizado, do conhecimento, da descoberta de tantas ciências, da sua formação, da sua educação... Que você como médico, enfermeira, não se esqueça que por mais que milhares de pacientes já passaram pelas suas mãos, pode ser a primeira vez que alguém tenha uma fratura, receba a notícia de uma doença, que aquela pessoa tem uma vida, uma história, uma família e dependendo como você da uma notícia ou como o trata impactará em toda sua trajetória..
Que você como vendedor, vendedora não se esqueça que aquele vestido que pra você é mais um vestido, pode ser o vestido de formatura daquela menina que tanto sonhou em se formar, daquela mãe que ia pra escola com um caderno embrulhado num papel de pão e hoje pode ter orgulho de dizer que tem um filho graduado, e quer o vestido mais radiante para acompanhar aquele dia tão especial... e porque não aquele vestido pode ser o vestido do primeiro jantar na casa da sogra, do primeiro jantar com o seu futuro esposo? Que você como técnico esportivo, técnico de dança, professor de música, de artes, não se esqueça que um não que você da para um jovem pode cortar a esperança de uma vida toda, não perca a generosidade e não esqueça as origens mesmo depois de ter conquistado o auge, porque tem alguma criança que um dia foi igual a você esperando uma chance para mostrar seu talento, vendo na sapatilha do ballet, na chuteira do futebol, na encenação, nas passarelas a oportunidade de trazer uma vida melhor pra suas famílias.
Que você como garçom, chef de cozinha, recepcionista de balada, não se esqueça de que a noite daquela pessoa pode ser a noite mais importante de sua vida, que de repente aquele homem que você está atendendo vai receber a notícia que será pai do seu primeiro filho, que aquele casal está comemorando 35 anos de casados, ou que aquela moça acabou de descobrir que foi traída depois de um namoro de 8 anos prestes a casar, com seu apartamento comprado, e viu os sonhos desmoronarem...
Não seria mais fácil sermos humanos, atendermos melhor, ensinarmos melhor, consultarmos com mais humanidade quando a gente entende que o que pra gente é banal, trivial, para o outro vai marcar toda uma vida, uma história, um dia, e que a maneira como você o tratará poderá encher aquela vida de esperança, de alegria, de vivacidade, como pode devastar, desencorajar? O segredo é sempre pensar o como você gostaria de ser tratado, o quão melhor um atendimento, uma fala, um gesto pode ser... Entender que um sorriso cordial muda tudo, ás vezes apenas ouvir é o suficiente, e que o respeito cabe em qualquer situação. Não tenho dúvidas de que quando a gente coloca humanidade no que fazemos, o amor brota, aí todo o resto é consequência, porque quem faz as coisas com e por amor, faz de verdade, faz com vontade, e entrega para o outro o zelo, o respeito, o cuidado, a atenção, e o seu melhor.
Só faz sentido nossos títulos se eles estão a serviço do bem comum, se esses impactam positivamente vidas, se esses fazem a diferença, diplomas e carteiras assinadas há milhares, mais profissionais de verdade contamos nos dedos, não é hora de você mudar esse número e também fazer a diferença?

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!