Sem fronteiras, traduza aqui! Translate here!

terça-feira, 9 de junho de 2015

NÃO SEJA UM CHEFE "MASTERCHEF"

Quando assistimos um programa como Masterchef da Bandeirantes acreditamos que aquilo tudo é para dar mais ênfase, e mais ibope, mas quantos gestores não lidam com seus funcionários como aqueles chefes de cozinha, que gritam, que humilham, que desrespeitam, que desencorajam, e aí acabam deixando a equipe toda perdida, desestruturada, nervosa, aflita, cheia de conflitos, e resultado que é bom nada.
Quem disse que é gritando, menosprezando, satirizando que algum gestor consegue obter resultado de algum funcionário? Ele pode até acreditar que terá algum retorno, mas como fica o psicológico das pessoas depois disso, todos abalados, se sentindo perdedores, frustrados, fracassados. Já trabalhei com gestores de todos os jeitos e nunca vi um gestor desse tipo conseguir manter uma equipe coesa, muito pelo contrário, criam um índice alto de rotatividade, de absenteísmo, criam equipes desmotivadas, sem perspectivas. Agora todo gestor que vi orientar com respeito, com dedicação, acompanhar, falar com educação, delegar de verdade, os resultados apareceram.
Seja um líder não um brutamontes, um boçal, entenda quem são seus funcionários, como tirar o melhor que eles podem oferecer, seja duro, e exigente se for preciso, mas jamais mal educado, inconveniente. Uma equipe não precisa de alguém que fica o tempo todo falando, interrompendo, precisa de alguém que delegue as tarefas, certifica-se de que foi compreendido, se mantém disponível para dúvidas, mas que deixa cada um respirar e produzir com autonomia.
Não é pelo grito que se conquista resultados, é pelo exemplo, pela orientação e pelo acompanhamento.

(Carina Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a vontade bater em sua porta comente!